
- Matriz - Braço do Norte (48) 3658-2929/ 98478-4593 [email protected]
- Matriz - Criciúma (48) 3433-5496/ 99670-7064 [email protected]
A intolerância alimentar ocorre quando o corpo tem dificuldades para digerir alguma substância presente nos alimentos
Se estes sintomas se repetirem toda vez que você come algum alimento, pode ser indício de intolerância ou de alergia. É o seu caso? Consulte um médico!
– Gases
– Diarreia
– Aumento de secreção no nariz
– Dor de cabeça
– Dificuldade para respirar
– Inchaço abdominal
– Problemas digestivos
É mais comum ter intolerâncias a:
Lactose
A reação se manifesta quando o corpo tem deficiência na produção da enzima lactase, que digere a lactose (o açúcar do leite). Pode causar diarreia, gases, cólicas, dores de cabeça e aumento da secreção do nariz. O jeito é ficar longe de leite e derivados. Ou tomar, sob recomendação médica, lactase em cápsulas (importada).
Glúten
Quando o corpo entende que o glúten (proteína presente no trigo, malte, cevada e centeio) é um inimigo, ativa o sistema de defesa contra ele. As consequências da doença celíaca (como é chamado o problema) são diarreia, anemia e problemas digestivos. “O consumo do glúten por celíacos pode causar até câncer de intestino”, alerta a nutricionista Priscilla Kakitsuka. A saída é conferir o rótulo dos alimentos antes de comprar.
Corantes e conservantes
Ao entrar em contato com esses aditivos, a defesa de quem tem intolerância a eles entra em ação. A pessoa tem sintomas como diarreia, cólicas e gases. Além dos corantes, as substâncias que causam mais estrago são aspartame, nitratos, nitritos e glutamato monossódico. A solução é não chegar perto deles.
Intolerância ou alergia?
Alergia alimentar
O organismo acha que uma substância é “invasora” e produz anticorpos contra ela, gerando um processo inflamatório. Amendoim e frutos do mar são alergênicos muito comuns.
Intolerância alimentar
Ocorre quando o corpo tem dificuldades para digerir alguma substância presente nos alimentos. Entre os principais vilões estão glúten, conservantes, corantes e lactose.
Você já ouviu falar em fenilcetonúria?
A fenilcetonúria é uma alteração genética que pode ser identificada pelo teste do pezinho. Ela impede que o organismo absorva o aminoácido fenilalanina, presente nas proteínas de vegetais (como feijão e arroz) e de animais (como leite – inclusive o materno – e seus derivados) e no adoçante de aspartame. Pode causar danos cerebrais irreversíveis se não for descoberta cedo. Por isso, é muito importante fazer o teste na maternidade. Acesse o site da Anvisa para saber quais são os alimentos que mais contêm a substância: http://abr.io/fenilcetonuria
Comentários
Veja outras postagens
VER TODOS










































